Em 2014, foram revisados alguns pontos importantes da NA-001, norma que discorre sobre a qualificação e sobre a certificação de pessoas em Ensaios Não Destrutivos em Soldas.

Acompanhe abaixo a relação das principais mudanças:

  • Experiência profissional para o processo de certificação: Os candidatos devem apresentar toda a experiência profissional antes da realização do exame prático. Agora, o candidato pode apresentar pelo menos 10% da experiência profissional exigida na NA-001 após a aprovação no exame teórico e o restante do requisito em até 24 meses após a aprovação nos exames práticos. O nome do profissional será incluído na lista de profissionais certificados apenas quando apresentar toda a experiência exigida na norma.
  • Renovação: No final do período de cinco anos, a contar da data da certificação, o profissional deve apresentar comprovação de atividades e acuidade visual. O profissional que não conseguir comprovar atividade contínua e satisfatória (sem interrupção significativa), deve realizar exames de recertificação. Este processo é válido apenas para a renovação. Ou seja, depois de um novo período de 5 anos, o profissional deverá fazer novamente o exame de recertificação para o processo de recertificação.
  • Recertificação: Após 10 anos, a contar da data de certificação, o profissional deverá apresentar comprovação satisfatória das atividades, acuidade visual e realizar exames de recertificação. O profissional que não for aprovado nos requisitos terá sua certificação cancelada e deverá se submeter a uma nova certificação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: