Abendi em evento no Pará

Da esquerda para a direita, o professor Sérgio Barra, organizador do evento, e o consultor de Gestão Tecnológica da Abendi, Marcelo Pereira

“A Abendi e a atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).” Esse foi o tema da palestra apresentada, pelo consultor de Gestão Tecnológica da associação, Marcelo Pereira, durante o V Encontro da Rede PDIMat (Rede de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação em materiais e equipamentos para o setor industrial brasileiro),  realizado em Belém do Pará, na Universidade Federal do Pará (UFPA). De forma geral, Pereira abordou a importância dos Ensaios Não Destrutivos (ENDs), da inspeção e dos trabalhos da Abendi voltados à certificação, área técnica e aos treinamentos. Como exemplo, o consultor citou o curso de Pós Graduação em Engenharia de Inspeção Não Destrutiva em Equipamentos e Estruturas, iniciado no Rio de Janeiro (RJ) e que será lançado em São Paulo (SP) no próximo ano. Além disso, ele também revelou as categorias dos sistemas de certificação, destacando a importância desse tipo de atestado à indústria. Comentou, ainda, sobre a área de eventos, ressaltando o Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Conaend&IEV) e o programa de difusão dos ENDs para instituições de ensino.

O tema principal da apresentação foi a atividade da Gestão Tecnológica da Abendi, direcionada ao atendimento às demandas de mercado, e que tem como meta contribuir com os resultados dos parceiros da entidade. ‘’Buscamos projetos com alto grau de maturidade, focados em pesquisa, para fortalecer a chegada do conhecimento, gerado pela universidade, ao mercado, por meio da aplicação pela empresa’’, salientou.  Para complementar, o consultor explicou a metodologia utilizada na abordagem dos serviços de gestão tecnológica, nas linhas de pesquisa e no modelo de negócios da associação empregados nos projetos de PD&I, suportados pelos recursos da Cláusula da ANP, pela qual a Abendi é credenciada. Por fim, foi apresentado o modelo de prospecção de tecnologias e avaliação de fornecedores, que dão suporte aos clientes, melhorando a relação custo/benefício da inspeção.

O público, formado por professores, alunos, representantes de empresas e profissionais em geral, interagiu com perguntas.