Reuniões de Normalização

Aprimorar os processos industriais, minimizando as falhas e aumentando a produtividade e os lucros. Em suma, esse é objetivo das reuniões de normalização da Abendi, quando especialistas somam esforços e desenvolvem normas de END. Recentemente, aconteceram dois encontros na associação, confira:

 

  • Comissão de Estudos de Emissão Acústica – As discussões deram início ao desenvolvimento do texto-base para procedimento de ensaios em Digger Derricks isolados e não isolados. O primeiro passo foi a tradução da norma ABNT NBR 302 – Ensaios Não Destrutivos — Emissão Acústica (EA) — Terminologia. A reunião contou com representantes de empresas como Pasa, CPFL, Moura&Fiorito e Multipla.

 

  • Comissão de Estudos de Métodos Superficiais – O encontro revisou a norma ABNT NBR NM 328 e traduziu as normas ABNT de Partículas Magnéticas (PM),
    Ensaio Visual (EV) e Líquido Penetrante (LP). Participaram das discussões profissionais da Petrobras, Metal-Check, SQC, END-Check e Kras Eng.

 

Vale mencionar que as duas comissões aproveitaram a oportunidade para apresentar um balanço sobre as decisões do último Encontro Mercosul de Normalização, realizado durante a 14ª edição da Coteq. Os interessados em participar das reuniões podem enviar um email para Claudia Raza: claudia@abendi.org.br.