Primeiros exames práticos de Termografia

Equipamento inédito simula a rotina de atividades do profissional

A Abendi sai na frente e oferece a certificação em Termografia utilizando um dispositivo projetado por Furnas para a realização de exames práticos em seu Centro de Exames de Qualificação (CEQ),

‘’Embora a prova prática seja opcional em algumas normas, o Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo desenvolvimento da norma brasileira de certificação em Termografia, optou por avaliar a qualificação dessa forma por considera-la uma etapa importante para uma avaliação mais confiável da certificação, explica o examinador do processo de certificação em Termografia e integrante do GT, Laerte dos Santos.

‘’Após especulação e considerável discussão, Furnas, uma das empresas membro do GT, apresentou uma proposta inovadora: desenvolver um instrumento que, sozinho, fosse capaz de simular as diversas situações envolvidas nas mais variadas aplicações da Termografia. A ideia foi aprovada e Furnas começou a desenvolver o instrumento. Foram pelo menos dois anos entre, pesquisas, projeto, testes e validação dos resultados e o instrumento completo foi desenvolvido, inclusive com solicitação de patente’’, relembra o idealizador do projeto.

A norma que regula a atividade no território nacional é a NA-009 (Qualificação e Certificação de Pessoal em Termografia), que tem como base a ISO 18.436-7 (Condições de Monitoramento e Diagnóstico de Máquinas – Requisitos para Qualificação e para a Certificação de Pessoal. Parte 7 – Termografia) e a ISO 9712 .

Para tornar-se N1 em Termografia acesse:

http://www.abendi.org.br/abendi/default.aspx?mn=779&c=&s=44&friendly.