NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A CERTIFICAÇÃO EM ACESSO POR CORDA EM FUNÇÃO DE RECENTES MANIFESTAÇÕES.

1)    A Abendi é uma entidade técnico-científica, sem fins econômicos, de direito privado, com 35 anos de atuação, reconhecida nacional e internacionalmente graças a uma história de muito trabalho, dedicação e de conquistas, que lhe deram prestígio, respeito e credibilidade no mercado industrial e em todo o cenário tecnológico nacional.

2)    A Abendi foi acreditada, em 1997, pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), como um OPC (Organismo de Certificação de Pessoas), com base nos requisitos da Norma NBR ISO/IEC 17024, para a qualificação de pessoas na área de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção.

3)    Em 2005, diversas empresas sócias da  Abendi solicitaram o desenvolvimento de um esquema de certificação de pessoas em Acesso por Corda, devido à inexistência de um sistema de certificação nacional.

4)    Entre os anos de 2007 e 2008, foi criada, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR15475 (Norma Brasileira Regulamentadora 15475) que estabelece uma sistemática para qualificação e certificação de profissionais de Acesso por Corda por um organismo  de certificação de pessoas.

5)    Em março  de 2012, o Ministério  do Trabalho e Emprego publicou a NR 35 (Norma Regulamentadora 35). No item 35.1.3, cita que esta norma se complementa com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes. No Brasil, as normas técnicas são desenvolvidas e publicadas pela ABNT.

6)    Em 2013, o Ministério do Trabalho, por meio  de um grupo tripartite, realizou várias reuniões com representantes dos diversos segmentos envolvidos com Acesso por Corda, incluindo as associações nacionais e estrangeiras, para definir os requisitos da certificação dos profissionais.

7)    Em abril de 2014, foi publicado o Anexo 1 da NR-35, que trata de Acesso por Corda. O anexo estabelece, entre outros itens, que os profissionais que atuam em na área devem ser certificados de acordo com as normas técnicas nacionais vigentes.  Na mesma data, é publicado o Anexo 1 comentado, que esclarece que os profissionais devem ser certificados em conformidade com a ABNT NBR 15475 – Acesso por Corda – Qualificação e Certificação de Pessoas. A norma em questão cita que o organismo de certificação de pessoas deve ser acreditado pelo Organismo Acreditador Nacional conforme os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17024. O organismo acreditador nacional é o Inmetro.

8)    A Abendi, com seu Sistema de Certificação de Acesso por Corda, atende integralmente a todos os requisitos das normas citadas acima e possui a acreditação do Inmetro, concedida em 2013. O sistema está operando e atendendo aos profissionais e empresas do segmento.

9)    A Abendi representa oficialmente o Brasil em diversos fóruns internacionais de certificação de pessoas, como a ISO (International Organization for Standarization), o ICNDT (International Committee for Nondestructive Testing), a IPCA (International Personnel Certification Association), entre outros. São aproximadamente 28 mil profissionais registrados no SNQC e cerca de 17 mil com as qualificações e certificações válidas.

10)  A Abendi está tomando todas as medidas judiciais cabíveis contra aqueles que insistentemente vêm agindo de forma difamatória, objetivando denegrir a imagem da instituição, como ocorreu nas recentes manifestações realizadas no Rio de Janeiro.